Regulamento Técnico em 2021: “Equipes com 1 ou até 3 carros no grid? Venda de componentes e chassis?”

Por Dan Chandller

 

Tentando melhorar a competitividade e o interesse para que mais equipes independentes tenham interesse de ingressar na Fórmula 1, a FIA estuda a possibilidade de alterar o número de carros com os quais cada equipe compete.

A medida pode trazer o interesse de equipes independentes com somente “1 carro” no grid, diminuindo os custos já que a Fórmula 1 estuda o acesso de compra e venda de chassis e componentes em 2021.

O regulamento atual prevê que as equipes só podem competir com o máximo de dois carros por corrida e um carro em circunstâncias especiais (caso haja um acidente e a equipe não tenha um piloto reserva ou o piloto tenha problemas de saúde).

“Pat Symonds” acredita que será interessante a possibilidade de deixar as equipes competirem com apenas um ou com até três carros:

“É uma proposta interessante e na próxima reunião iremos discutir”, falou Symonds na conferência da Associação da Indústria Automobilística e para o Portal da Web.

Symonds diz que seu desejo em conjunto com a Liberty Media é que se tenha mais de 20 pilotos no grid de largada:

“O que foi considerado é o número de carros ideais e se deveríamos ter mais times na Fórmula 1 , mas as equipes se opuseram a estas mudanças que poderiam afetar sua influência dentro do esporte”, disse ele.

“Eu acho que neste momento um dos problemas que a Fórmula 1 enfrenta é que as equipes tem muito poder, é como se um peru votasse no Natal. Todos nós precisamos mudar e evoluir conforme o nosso esporte evolui e o mundo muda”, concluiu Symonds.

A última corrida em que havia uma equipe de três carros foi o grande prêmio da Alemanha de 1985, quando a Renault colocou no grid um 3º carro para François Hesnault, juntamente com os pilotos titulares, Derek Warwick e Patrick Tambay.

Nenhum deles conseguiu terminar a corrida onde Michele Alboreto venceu com a Ferrari e os franceses Alain Prost e Jacques Lafitte completaram o pódio.

 

Fonte: Fórmula 1 – FIA – Portal Web

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s