Red Bull: “Os pneus foram mudados a pedido da Mercedes segundo Drº Helmut Marko”

Por Dan Chandller

 

A polêmica sobre o possível favorecimento da Pirelli em ajudar a Mercedes, com um composto que não iria degradar os pneus está longe do fim.

O líder da Red Bull, Drº Helmut Marko, em entrevista para a “Auto Bild” não tem dúvidas que essa medida foi proposital para que a Mercedes descobrisse os segredos e assim pudesse resolver seus problemas na demora para o aquecimento dos pneus afim de eliminar a degradação que vinha sofrendo:

“Os pneus foram alterados a pedido da Mercedes. Quando você tem uma equipe e junto do seu lado uma fabricante de pneus, você pode fazer isso. Nós fabricamos bebidas. É claro que não podemos influenciar em comparação com uma fábrica de automóveis”, disse o CEO conselheiro da Red Bull.

A Pirelli introduziu os novos pneus na Espanha, estes compostos tem 0,4 mm a menos na banda lateral. O fabricante disse que fez essas mudanças por razões de segurança, pois para ela a banda lateral mais estreita significa um menor movimento na nova borracha e, portanto, reduz o risco de superaquecimento.

E “curiosamente” o maior problema da Mercedes justamente era este “superaquecimento” detectado na China e em Baku.

A Mercedes também foi a equipe que mais sofreu com a degradação dos pneus nos testes da pré temporada em Barcelona.

Com essa medida os pneus ficaram mais resistentes, algo que beneficiou em muito a Mercedes, que agora faz com que as equipes rivais lutem contra essas mudanças já que é “injusta” com os demais concorrentes.

O diretor da Mercedes, Toto Wolff, por questão de lógica veio defender a Mercedes e a Pirelli e disse que isso não influenciou, porém cada vez mais as críticas aumentam:

“Não é a primeira vez que Marko enxerga fantasmas. Houve problemas de bolhas nos pneus nos testes de inverno, incluindo no carro da Ferrari e da Red Bull. Os pneus traseiros pareciam uma paisagem vulcânica, de modo que a Pirelli fez um pneu melhor. Seria ruim para os negócios deles os pneus explodirem”, explicou Toto Wolff.

O que a Pirelli nem a Mercedes soube responder é a vantagem da Mercedes contra as equipes rivais, sendo que, nas últimas 4 corridas tanto Ferrari como Red Bull eram superiores no ritmo de corrida em torno de 0,1 a 0,3 centésimos.

Nesta corrida em Barcelona, Bottas só não obteve muita vantagem por que ficou preso atrás de Sebastian Vettel, porém o ritmo de corrida da Mercedes era em torno de 0,5 a 0,9 centésimos, um absurdo que todo analista e comentarista da fórmula 1 acredita ser favorável pela mudança dos pneus, já que para uma equipe de fórmula 1 conseguir chegar a essa vantagem dependeria de pelo menos 4 a 5 corridas com muita evolução aerodinâmica e de motor.

Lewis Hamilton, terminou a frente da Red Bull e da Ferrari, independente das paradas, com quase 27 segundos de diferença, um gap tão absurdo que jamais seria visto ao longo deste campeonato.

“O fator principal dessa vantagem obtida é que agora a Mercedes usando os dados coletados com os novos compostos e os compostos anteriores, irá solucionar seu problema de degradação e superaquecimento dos pneus saindo em vantagem contra os rivais como se viu em Barcelona”.

A FIA e a Pirelli junto da equipe Mercedes, acabou com a concorrência que estava dando como certa uma luta direta entre Mercedes, Ferrari e Red Bull até o final do campeonato.

Essa mudança nos pneus ainda valerá para as corridas em Silverstone na Inglaterra e em Paul Ricard na França, pistas onde provavelmente a Mercedes iria sofrer e a partir de agora terá todos seus problemas de superaquecimento e desgaste dos pneus solucionados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s