Análise Técnica: “Atualizações aerodinâmicas de Mercedes, Ferrari, McLaren, Renault, Force India, Red Bull, para o grande prêmio da Espanha”

Por Dan Chandller

 

Abaixo você vê e lê com exclusividade da Start Racing F-1, um resumo com as principais mudanças aerodinâmicas no design dos bólidos das equipes para o grande prêmio da Espanha de Fórmula 1:

 

Mercedes

 

O time alemão anda bastante discreto com relação a inovação do design do modelo W-09.

Abaixo vemos que talvez a maior mudança introduzida foi com relação a carenagem lateral e a entrada de ar para o arrefecimento do motor, que deu uma ligeira emagrecida e ganhou um design mais aerodinâmico (círculo amarelo).

O conjunto do defletor lateral ganhou um novo flap que você vê marcado com o círculo em vermelho:

 

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Mercedes-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-16a1aea0-1162348.jpg

 

Outra alteração (quadrado amarelo), foi com relação as aletas e flaps da asa dianteira que agora jogam o fluxo de ar mais pra fora do ângulo dos pneus, e parte para o assoalho e na entrada de ar para o arrefecimento do motor:

 

Mercedes-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-6e96b516-1162357.jpg

 

Uma mudança bastante interessante é o novo design da carenagem do disco de freio, onde foram incluídas novas aletas e guelras para desviar o fluxo de ar com um grande efeito aerodinâmico:

 

Mercedes-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-9-Mai-2018-fotoshowBig-7cb9e9b5-1162154.jpg

 

 

Scuderia Ferrari

 

O time italiano não tem limites com relação a criatividade e a mudança no design do modelo SF-71H.

A primeira grande mudança e o “segredo” do melhor ritmo de corrida e a estabilidade do bólido, está em seu assoalho plano que vem sendo atualizado praticamente a cada “dois” grande prêmios:

 

Ferrari-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-d6547d0e-1162491.jpg

 

Outra grande mudança que a Ferrari sempre vem trazendo às corridas, é com relação ao design das aletas das suas asas dianteiras.

Na foto abaixo a Ferrari mudou o direcionamento das aletas e flaps para melhorar ainda mais a estabilidade da frente do carro e perder o minimo possível com relação a velocidade do bólido:

 

Ferrari-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-2cbcaf23-1162414.jpg

 

A Ferrari irá testar o posicionamento do seu retrovisor aerodinâmico instalado junto ao Halo.

Na imagem abaixo você vê que a Ferrari também aproveitou e adicionou um novo flap alto que direciona parte do fluxo de ar para a asa traseira e para o assoalho do modelo SF-71H:

 

Ferrari_specchietti_halo-666x444.jpg

 

Como a Ferrari é hoje em dia uma equipe sem limites com relação a compactação do seu bólido, na foto abaixo vemos que novamente a equipe “emagreceu” a carenagem lateral da unidade de potência e o assoalho ficou cada vez mais aparente:

 

Ferrari-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-ce271dd-1162521.jpg

 

A frente do SF-71H também recebeu uma nova abertura para a saída de parte do fluxo de ar que vem do S-DUCT na asa dianteira:

 

Ferrari-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-a5c229d0-1162524.jpg

 

McLaren

 

A primeira etapa da transformação do modelo MCL-33/B veio com a nova asa dianteira que é bem conceitual.

Como a estabilidade na frente do carro precisava melhorar com relação a velocidade nas curvas de média e média alta, o time inglês trouxe integrado ao corpo da asa “três” novas entradas que direciona o fluxo de ar para o S-DUCT e ao assoalho (círculo amarelo).

Junto as três entradas, logo abaixo desenvolveram e introduziram um grande flap que direciona parte do fluxo de ar para a lateral dos defletores, e para a entrada de ar de arrefecimento do motor Renault (círculo vermelho):

 

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Ainda na frente do modelo MCL-33/B, vemos que abaixo do bico perto do começo do assoalho, a McLaren criou uma nova ranhura e um flap que espalha o fluxo de ar para a lateral dos defletores que irá ajudar na melhoria da velocidade no bólido inglês.

 

McLaren-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-8c1cb803-1162404.jpg

 

Outra mudança na McLaren mas que ninguém possui fotos é o novo assoalho que será testado em Montmeló.

 

Renault

 

A equipe francesa trouxe uma nova asa dianteira “ESPETACULAR”. Vejam na imagem marcada com o círculo em vermelho que a Renault mudou o design dos flaps.

O círculo em amarelo mostra como o fluxo de ar passa pelos flaps e aletas, jogando o fluxo de ar para fora e parte do fluxo para a entrada da carenagem de arrefecimento dos freios:

 

Renault-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-998db791-1162480.jpg

 

Force India

 

Foi a equipe que mais causou “espanto” em Barcelona. Com pouco recurso financeiro, a equipe trouxe uma nova asa dianteira com mudanças no design dos flaps e aletas, mostrando que o carro não vai precisar tanto de downforce em Montmeló (círculo vermelho).

O quadrado em amarelo mostra as duas aberturas em forma de tomada foram mais alongadas, distribuindo parte do fluxo de ar para o assoalho e defletores laterais:

 

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Outra mudança importante e de uma complexidade incrível, é a nova “capa” do difusor que agora possui “três” novas fendas para jogar o fluxo de ar ao solo (círculo vermelho).

O restante do fluxo de ar é direcionado para os flaps em forma de “rampa” e às aletas laterais da asa traseira:

 

Force-India-Formel-1-GP-Spanien-Barcelona-10-Mai-2018-fotoshowBig-3ba17e8c-1162380.jpg

 

O time Indiano trouxe uma novo design do assoalho com novas fendas e duas aletas para direcionar parte do fluxo de ar no difusor e na asa traseira:

 

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Red Bull Racing

 

A maior mudança levada pela Red Bull foi com relação a introdução de novas aletas nos defletores laterais, e também dois novos flaps com a intenção de ajudar a distribuir melhor o fluxo de ar na lateral do carro e ganhar velocidade nas curvas (círculo amarelo):

 

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Vejam o detalhe do novo flap lateral dos defletores:

 

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Outra mudança é com relação ao assoalho a qual não temos imagem.

 

Muito obrigado aos amigos e leitores da Start Racing F-1 !!!!

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